Examinai as Escrituras...

Examinai as Escrituras...

(João: 5.39)

O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

O fruto do Espírito Santo é constituído daquelas virtudes cristãs que devem ser cultivadas e praticadas por todas as pessoas que foram regeneradas, ao nascerem do Espírito e não da carne (Jo 3.5-6). O fruto do Espírito é formado por nove gomos importantes. Através do fruto do Espírito, podemos compreender ainda mais sobre o caráter do Espírito Santo. Vejamos: 

1.AMOR

 O primeiro gomo do fruto do Espírito Santo é o amor.Portanto amor é a maior e mais sublime de todas as virtudes cristās (1Co 13.13). A Trindade santa demonstra através das Escrituras um amor incomensurável em favor dos homens. Portanto o Pai amou o mundo de uma maneira inexplicável (Jo 3.16). O amor do Filho supera todas as dimensões imagináveis e excede a toda a compreensão humana (Ef 3.18-19). O amor do Espírito Santo é tão grande por nós que ele chega a ter ciúmes e um zelo profundo por nossa vida (Rm 15.30; Tg 4.5).

2. ALEGRIA OU GOZO

O segundo gomo do fruto do Espírito Santo é a alegria. Portanto a alegria pode ser definida como um estado emocional de júbilo, contentamento e prazer moral. Como fruto do Espirito, a alegria è a manifestação do gozo de Espirito Santo, mesmo em face das tribulações da vida presente (1Ts 1.6). 

3. PAZ

O terceiro gomo do fruto do Espírito Santo é a paz. Portanto a paz pode ser definida como a tranquilidade da alma e o bem-estar em todas as áreas da vida. A palavra hebraica para “paz” é shalom, que é sinônimo de harmonia, plenitude e firmeza. É a sensação de tranquilidade e har- de monia no relacionamento com Deus e com os homens (Rm 5.1; 12.18; Tg 3.18).

4. LONGANIMIDADE

O quarto gomo do fruto Espírito Santo é a longanimidade. Portanto a longanimidade pode ser definida como a capacidade de suportar com paciência a afronta ou ofensa recebida. O próprio Deus é constantemente exaltado e adorado por sua longanimidade para com todos nós (Ex 34.6). Longânimo é uma pessoa que demora ficar irada, alguém que tarda em irar-se (Tg 1.19).

5. BENIGNIDADE

O quinto gomo do fruto do Espírito Santo é a benignidade. Portanto a benignidade pode ser definida como a qualidade que uma pessoa possui de ser misericordioso e benevolente. A santíssima Trindade possui em abundância todos os gomos do fruto do Espírito, e servem de modelo para todos nós seguirmos. Portanto, uma das coisas mais louvadas e exaltadas na Bíblia é a benignidade do nosso Deus. Todos os 26 versículos do Salmo 136 exaltam a Benignidade do Senhor para com o seu povo (Sl 136.1-26). 

6. BONDADE

O sexto gomo do fruto do Espírito Santo é a bondade. Portanto a bondade pode ser definida como a qualidade de uma pessoa boa e clemente. O próprio Espírito Santo é chamado na Bíblia de “bom Espírito” (SI 143.10). Por exemplo, existem pelo menos sete virtudes da divindade muito correlacionadas entre si, que são: a benignidade, a bondade, a longanimidade, a fidelidade, a misericórdia, a beneficência e a clemência (ÊX 34.6; 9.17; SI 103.8; Is 63.7). 

7. FIDELIDADE OU FÉ

sétimo gomo do fruto do Espírito Santo é a fidelidade. Portanto a “fidelidade” é definida como a lealdade de uma pessoa a outra. Mas a fidelidade é marcada por uma lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Sl 101.6). Deus é conhecido nas Escrituras pela sua fidelidade (SI 100.5). Na Almeida Revista e Corrigida, este gomo do fruto do Espírito é mencionado como fé. Além da fé salvadora, da fé comum e da fé como dom, existe a fé como fruto do Espírito, que está associada a confiança, fidelidade e lealdade incondicional a Deus! 

8. MANSIDÃO

O oitavo gomo do fruto do Espírito Santo é a mansidão. Portanto a mansidão pode ser definida como a brandura de gênio, índole pacífica e a serenidade que uma pessoa possui (SI 37.11). 0 nosso querido Salvador Jesus Cristo possuía este fruto com muita intensidade, pois ele mesmo disse: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma” Mt 11.29). 

9. TEMPERANÇA

O nono gomo do fruto do Espírito Santo é a temperança. Portanto a temperança pode ser definida como a qualidade ou virtude de quem é moderado, sensato e equilibrado Pv 19.11). Na Versão Almeida Revista e Atualizada, o nono fruto do Espírito aparece como “domínio próprio”. Quem tem temperança possui domínio próprio. Ter temperança, é ser temperante, equilibrado e que domina o seu próprio ímpeto. Portanto o Senhor Jesus Cristo nos deu uma aula de temperança e equilíbrio diante das mais terríveis dificuldades enfrentadas no seu ministério (Lc 9.51-56; 23.28;23.24 etc.)

Prepara-se para a obra de Deus! Invista em seu ministério e transforme vidas! 

Leia também . Os dons Espirituais.

Tags:

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *