SETE PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS

INTRODUÇÃO HB 11.6
Este texto sagrado afirma:”… é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe…” A existência de Deus é uma verdade fundamental das Escrituras, mesmo que não tecem argumentos para afirma-la ou comprova-la.Nossa principal base para a crença na realidade de Deus se encontra nas paginas da Bíblia Sagrada.
A Bíblia, portanto, não se destina ao ateu, que nega a existência de Deus, nem ao agnóstico, que nega a possibilidade de crer ou não na existência de Deus, nem ao incrédulo, que rejeita a revelação de Deus.Existem provas tão evidentes da existência de Deus que é mais fácil crer que ele existe do que crer que ele não existe.
Aqui serão citadas ao menos sete grandes provas infalíveis e incontestáveis da existência de Deus. Antes que o primeiro dia despontasse no calendário universal, Ele já existia. Antes que o sol brilhasse pela primeira vez no Universo, Deus ja exista. Ele é antes de todas as coisas, e Nele tudo subsiste. Ele mesmo disse: “ Ainda que houvesse dia, eu sou…” (is 43.13). Vejamos:
A CRENÇA UNIVERSAL EM UM SER SUPREMO
A crença na existência de Deus é universal. Portanto nunca existiram povos ateus. Ficou provado, tanto pela história como pela arqueologia, que nunca se encontrou tribo ou nação que não tivesse alguma noção de um Ser Supremo, um Deus, e que através de suas religiões não procurassem se aproximar dele e agradar-lhe par meio de sacrificios, ás vezes até de sangue.
O historiador grego Plutarco (45-125 d.C) costumava dizer: É possível encontrar cidades sem muralhas, sem ginásios, sem leis, sem moedas, sem cultura literária, mas um povo sem Deus, sem orações, sem juramentos, sem ritos religiosos, sem sacrifícios jamais foi encontrado.” Muitas vezes é o mesmo “Deus desconhecido” de que fala a Bíblia, a quem, em sua cegueira, estão tateando para achar, conforme Paulo disse ao chegar a Atenas e ver tantos deuses sendo adorados (At 17.23-27).
A CONSCIÊNCIA DO HOMEM
No Intimo do homem há uma sentença moral sobre os atos praticadas, sejam bons ou maus. Isso fala da existência de uma origem Superior que em seu intimo faz registrar os principias da Lei Divina (Rm 2.14-15). A consciência universal nos faz compreender que o Ser Supremo é um Ser Maral.
É a consciência que regula a vida humana por conceitos de bem e mal.Mesmo sem esclarecimento, a consciência ainda fala com autoridade e faz sentir sua responsabilidade.Portanto duas coisas me impressionam”, declarou um filósofo alemão: “O alto céu estrelado e a Lei Moral em meu interior.”
A CRIAÇÃO DO MUNDO
Tudo o que há no mundo fala da existência de um Criador. Assim como o relógio fala da existência de um relojoeiro, o Universo fala também da existência de um arquiteto que planejou tudo. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (SI 19.1) – é o que afirmam as Escrituras.
ELE deixou suas marcas impressas na sua criação, as quais o homem jamais pode apagar. Em plena Revolução Francesa, um perseguidor enfurecido disse para um camponês: “Conseguimos apagar todos os meios que levam o povo a crer na existência de Deus. O camponês respondeu: “Então o senhor terá que mandar apagar também as estrelas.”
A HISTORIA.
A marcha dos eventos da História universal fornece a evidência de um poder e de uma providência dominantes. Os princípios do divino governo moral encontram-se tanto na história das nações quanto na experiência das homens, principalmente na queda de grandes impérios mundiais e na decadência de grandes imperadores, as quais revelam que por trás de tudo há uma força superior que abate o orgulhosos e domina os que se dizem poderosos (Dn 2.21; 5.21; SI 75.7).Toda história bíblica foi escrita para revelar Deus e ilustrar a obra de Deus nos negócios humanos.
A BIBLIA
A revelação divina demonstra claramente a sua existência . A Bíblia é um documento autêntico que nos faz conhecer Deus por meio da forma como ele mesmo se revelou. O homem por si só nunca teria descoberto Deus, se Ele mesmo não procurasse se revelar ao homem. Assim como alguém que quer conhecer História , Geografia ou qualquer outra matéria procura os livros apropriados sobre estes assuntos, a Bíblia è o Livro mais apropriado para sabermos sobre ELE. Você só conhece o dia que nasceu, o local onde nasceu, o nome que você recebeu e a idade que você tem por meio da sua certidão de nascimento. A Bíblia é a certidão de nascimento do mundo e do homem e o registro oficial sobre a existência de Deus. “há um só Deus, o Pai” (1Co 8.6).
JESUS, O FILHO DE DEUS.
A existência de Jesus e sua vinda a este mundo estão historicamente comprovadas, de tal forma que os inimigos da fé não podem negar. Eles mesmos são obrigados a sempre estar mencionando em seus escritos as siglas a.C. (antes de Cristo) e d.C (depois de Cristo). Cristo dividiu a história. Esta é, sem dúvida, uma das maiores provas que temos sobre a existência de Deus. E o mais importante é que Jesus era “EMANUEL (Mt 1.23), que significa “Deus conosco”. Isto significa que ELE morou com os homens durante 33 anos e eles não perceberam . Jesus veio revelar Deus aos homens (Lc 10.22). Em Jo 14.9 o próprio Jesus respondeu para um discípulo que queria conhecer o Pai, dizendo: “Quem me về a mim về o Pai”. o Verbo se fez carne e habita entre nós (Jo 1.1-14)!
UMA EXPERIENCIA PESSOAL.
Uma experiência pessoal. O caminho mais curto para conhecer a Deus é aceitar Jesus como Salvador (Jo 14.6) É por meio de uma experiência pessoal com a salvação pelo sangue de Jesus que chegamos perto de Des (Ef 2.13). O Espírito de seu Filho se comunica com o nosso espírito e clama dentro de nós: “Aba, Pai (Gl 4.6 ,Rm 8.15-17). E assim podemos com toda tranquilidade no coração orar: “Pai nosso, que estás nos céus” (Mt 6.9) Que maravilha! Deus existe e é real.
CONCLUSÃO
Deus existe. Seu nome é para sempre “Eu Sou” (Ex 3.14). O fato de ser ele absolutamente ilimitado e independente, sem princípio de dias e eterno, desde toda eternidade dotado de toda perfeição possível, como o Espírito Absoluto, não se pode de maneira alguma constituir uma limitação de Deus. Deus é autossustentado. Sua autoexistência é seu atributo essencial. Existir faz parte de sua natureza.
Prepara-se para a obra de Deus! Invista em seu ministério e transforme vidas!

LEIA TAMBÉM. APRENDENDO A ESCUTAR.
0 Comentários