SAMUEL- A LÂMPADA DE DEUS.1 Sm 3.1-10
INTRODUÇÃO
Esse texto sagrado revela o momento da chamada de Samuel, Ele foi a resposta de Deus a uma nação que estava enfrentando um período de transição entre a teocracia e a monarquia, Portanto o período dos Juízes estava se findando, e Israel precisava de um homem que fizesse essa transição politica. Samuel foi o homem escolhido por Deus para este importante momento histórico da nação de Israel. Samuel foi o único homem na Bíblia que teve o nome pronunciado seis vezes pelo Senhor numa mesma noite. Mesmo que diversas vezes ele não tenha entendido que se tratava da voz do Senhor, Deus não desistiu de Samuel e insistiu com ele, até que Samuel aprendeu a discernir a voz de DeusLL
A CHAMADA DE SAMUEL.
1. Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino (1Sm 2.18). A obra é urgente e precisa ser feita.
2. Na primeira vez, o Senhor pronunciou duas vezes o nome de Samuel (1Sm 3.4). Porém, Samuel pensou que fosse o sacerdote Eli o chamando.
3. Na segunda vez, o Senhor pronunciou uma vez o nome de Samuel (1Sm 3.6). Entretanto, mais uma vez, Samuel confundiu a vaz do Senhor com a voz do sacerdote Eli.
4. Na terceira vez, o Senhor chamou o nome de Samuel uma vez (1Sm 3.8). Todavia, Samuel ainda continuava sem reconhecer a voz do Senhor,
5. Na quarta vez, o Senhor chamou o nome duas vezes (1Sm 3,10). Deus é paciente e entende a nossa dificuldade de reconhecer a sua voz!
ANTES QUE A LÂMPADA SE APAGASSE
1. Antes que a lâmpada se apagasse, o Senhor chamou Samuel (1Sm 3.3-4). Deus não vai esperar o tempo se findar para escolher alguém para fazer a sua obra. Ele quer chamar-nos para fazer a sua obra agora mesmo. Deus não vai deixar a lâmpada se apagar!
2. A lâmpada de Deus precisa permanecer acesa continuamente. O sacerdote Eli já não enxergava bem e, por isso, não colocava mais as lâmpadas em ordem para permanecerem acesas continuamente (Ex 27.20-21; Lv 24.1-4).
3. De acordo com 2Sm 21.17, Davi era uma “lâmpada de Israel” que não poderia se apagar. Nós somos lâmpada de Deus neste mundo!
4. Em Pv 20.27, Salomão escreveu que a alma do homem e lâmpada do Senhor.Portanto em Mt 25. 1-9 , Jesus fala sobre a necessidade de as nossas lâmpadas permanecerem acesas.
5. Portanto em Jo 5.35, Jesus disse que João Batista era uma lâmpada que ardia e iluminava. E, em Ap 21.23, é dito que o Cordeiro é a Lâmpada da Nova Jerusalém. Cada crente cheio do Esplrito Santo é uma lâmpada de Deus acesa neste mundo de trevas. E, para isso, precisamos revestir-nos das “armas da luz”, para continuarmos resplandecendo como “astros no mundo” (Rm 13.12; Fp 2.15).
CONCLUSÃO
Por meio da chamada de Samuel, nós aprendemos que o Senhor manterá a sua lâmpada acesa continuamente.Portanto Deus nunca ficará sem testemunho aqui na terra. Jesus disse que nós somos o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13-14).
Leia também. As 7 promessas de Deus a Abraão.
Prepara-se para a obra de Deus! Invista em seu ministério e transforme vidas!
0 Comentários