Examinai as Escrituras...

Examinai as Escrituras...

(João: 5.39)

OS DONS ESPIRITUAIS. 1 Co 12.4

OS DONS ESPIRITUAIS. 1 Co 12.4

INTRODUÇÃO

Estudar os dons espirituais é algo maravilhoso. A palavra “dom” vem do grego charisma no singular, e charsmata no plural. Os dons são talentos e habilidades dadas por Deus à sua Igreja como objetivo de servir melhor aos santos. Portanto os dons espirituais podem ser classificados em três grupos: Os dons de revelação, os dons de poder e os dons vocais, os dons de revelação servem para a orientação espiritual da Igreja e do ministério na sua tomada de decisões; os dons de poder servem  para a manifestação do poder de Deus na Igreja através de sinais, prodígios e maravilhas; e os dons vocais servem para comunicar os desígnios de Deus para a Igreja no sentido de exortar, edificar e consolar o povo por meio da elocução, que é a ação de anunciar o pensamento por meio de palavras. Vejamos.

1. OS DONS DE REVELAÇÃO

  1. Os dons de revelação são: Portanto a palavra de sabedoria, a palavra do conhecimento e o discernimento de espíritos ( 1 Co 12.7-10).Esses dons buscam a orientação divina para a igreja do senhor na terra!
  2. Os dons de revelação têm a finalidade de capacitar pessoas escolhidas por Deus para transmitir ao povo uma sabedoria superior à sabedoria humana, um conhecimento superior e um entendimento superior do mundo espiritual (jr 33.3). 
  3. Portanto a palavra da sabedoria se manifestava com intensidade na vida de Salomão (1Rs 3.28). E a palavra do conhecimento e o discernimento de espíritos se manifestam de forma intensa nos ministérios dos profetas Eliseu e Daniel. (2Rs 6.8-23; Dn 1.17; 2.19-22).
  4. O Deus da Bíblia é o Deus das grandes revelações. Em Dn 2.19-22 a Palavra de Deus afirma: “Então, foi revelado o segredo a Daniel numa visão de noite; e Daniel louvou o Deus do céu. Falou Daniel e disse: Seja bendito o nome de Deus para todo sempre, porque dele é a sabedoria e a força; ele muda os tempos e as horas, remove os reis e estabelece os reis, dá sabedoria aos sábios e ciência aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.” 

2. OS DONS DE PODER

1.Os dons de poder são dons sobrenaturais pelos quais o poder de Deus se manifesta, a fim de transmitir um resposta miraculosa por meio de uma intervenção, até mesmo na natureza física. 


2.Todos esses dons espirituais são distribuidos ás pessoas pelo Espírito Santo, de acordo com sua própria vontade para beneficio e crescimento da Igreja, o Corpo de Cristo (1Co 12.11).

3. Os dons de poder são: o dom da fé, os dons de curar e o dom de operação de maravilhas. Os dons de poder se manifestavam de forma intensa na vida de Moisés, Elias, Eliseu, Jesus, os apóstolos, Pedro, Filipe e Paulo. 

4. Portanto em Rm 15,19 Paulo menciona a operação destes dons de poder no seu ministério, dizendo: “Pelo poder dos si- nais e prodigios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até ao ilírico , tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo. 

3. OS DONS VOCAIS.

  1. Os dons vocais, ou dons de expressão, são os dons do Espírito Santo manifestados por meio de expressões vocais ou orais, e são o dom de profecia, o dom de interpretação de línguas e o dom de variedade de línguas
  2.  Estes três dons, transmitidos por meio da língua, são os dons da comunicação divina para edificação pessoal do portador do dom e para edificação e exortação espiritual da Igreja. 
  3. Em 1Co 14.1 Paulo aconselhou os crentes a buscarem com zelo os dons espirituais, dando um destaque especial ao dom de profecia, dizendo: “Segui o amor e procurai com zelo as dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.” 
  4. Em At 19.6 Lucas revela a operação dos dons vocais em Éfeso, dizendo: “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.”

CONCLUSÃO

Em 2 Tm 1.6 Paulo disse a Timóteo: “Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela  imposição das minhas mãos.” Paulo aconselhou Timóteo a despertar o dom que já havia nele. Assim, devemos despertar o dom de Deus que já existe dentro de nós.

Prepara-se para a obra de Deus! Invista em seu ministério e transforme vidas! 

LEIA TAMBÉM. Estudo sobre Espírito Santo.

Tags:

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Muito proveitoso esses estudos, bíblico.estou aprendendo muito, com ele,e que Deus abençoe todos no nome de Jesus amém.